Avançar para o conteúdo principal

15 Documentários imperdíveis (parte 1 de 3)


Nos dias em que vivemos, existe uma quantidade massiva de informação. Todos os dias entram pelo nosso computador dentro, centenas de vídeos, artigos e notícias, o que faz com que a nossa atenção se acabe por dispersar para assuntos menos relevantes. Mas tudo isto, acaba a ser combatido por documentários que nos ajudam a formar uma opinião mais estruturada sobre os mais diversos assuntos, e a melhor argumentar as diversas temáticas.


Dos milhares existentes, só alguns se tornam intemporais, abordar assuntos sensíveis ao mesmo tempo que se tenta prender o espectador ao ecrã acaba por ser tão difícil quanto obrigar um bebé a permanecer em silêncio numa igreja, uma tarefa megalómana, ao alcance apenas dos melhores.

Assim fica uma lista, de 15 documentários inesquecíveis, que todo o ser humano deveria ver.

                                                     

 1 - Home (Yann Arthus-Bertrand)

                                                                      ver no youtube
Um dos melhores documentários já feitos, uma obra de arte sublime, que apela à consciência na preservação do nosso planeta e que junta numa simbiose perfeita as imagens aéreas do nosso planeta, explorando a diversidade e os dados concretos da destruição recente do planeta e o que fazer para o evitar, com uma locução heróica de Eduardo Rêgo na versão portuguesa. Estreou em 2009 na França e chegou a Portugal em 2012, tendo sido estreado pela RTP2.



2 - Kymatica (Benjamin Stewart)

                                                                  ver no youtube
Este acaba por ser um documentário surpreendente, sendo isotérico, defende na teoria que todo o sistema está interligado, desde o mais elementar átomo até à matéria mais densa e incalculável como um buraco negro e como nossas acções acabam por afectar o rumo actual em que se encontra o nosso planeta e como isso afecta a paz social.



3 - Donos de Portugal (Jorge Costa)

                                                                       ver no youtube
O primeiro documentário português a aparecer na lista. Retrata a que se passou e passa em Portugal a nível financeiro, a quem pertence o grande monopólio dos negócios nacionais e como o passado ainda faz parte do nosso presente. Imprescindível para melhor se compreender as desigualdades sociais do país.



4 - The Corporation (Mark Achbar)

                                                                    ver no youtube
Data já de 2003, mas nunca deixa de ser actual, um documentário que investiga a promiscuidade entre a política e as grandes corporações e que dá a conhecer o lado mais sujo da alta sociedade, como controla a população e como esta é arredada de fazer parte das principais decisões.



5 - The Red Pill (Cassie Jaye)

                                                                          ver trailer
Numa época em que o feminismo está nas bocas do mundo, e ainda bem, este é um documentário bastante polémico que investiga o outro lado da moeda, o feminismo exacerbado e ódioso que se propaga tanto como o machismo. Numa era em que a moderação está fora de controlo, este documentário aborda temas tabus que a própria realizadora não estava a espera de abordar, que o torna num documentário imperdível para melhor se compreender como atingir a igualdade de género.

Ver a parte 2
Ver a parte 3





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.