Avançar para o conteúdo principal

15 Documentários imperdíveis (parte 3 de 3)


Para finalizar esta fantástica lista, deixo convosco 5 documentários que abordam a sociedade. É verdade que existem muitos mais documentários que poderiam fazer parte da lista e por isso agradeço sugestões, mas como limitei a lista a 15, estes foram os meus seleccionados.





11 - The Human Yann Arthus-Bertrand

                                                      ver 1ª parte    ver 2ª parte     ver 3ª parte
Esta lista começa com um documentário absolutamente essencial para percebermos os Humanos. Filmado em dezenas de países, entrevista centenas de pessoas de todos os recantos do nosso planeta e aborda diferentes temas. Dividido em três partes, acaba por ser um documentário bastante longo, mas as fantásticas imagens e as diferentes visões, fazem deste documentário, das melhores obras primas neste género cinematográfico.



12 - Ao Sul da fronteira - Oliver Stone

                                                                       ver completo
Oliver Stone viaja até à América do Sul na tentativa de perceber o que levou esta zona a optar por governos de esquerda. Revela o que os média ocultam de nós acerca da região e mostra o outro lado de uma zona que, finalmente, aprendeu a desamarrar-se do imperialismo.



13 - ZeitgestPeter Joseph

                                                                        ver completo
Este é um documentário que questiona a nossa sociedade, as suas crenças e os seus paradigmas. É muito crítico em relação à religião, à forma como somos governados e à nossa apatia para com o que se passa ao nosso redor. Sugere um outro tipo de sociedade mas o mais relevante é mesmo a crítica que faz do mundo em que vivemos.



14 - Catastroika Aris Chatzistefanou

                                                                         ver completo
A melhor maneira para se perceber como aconteceu a crise grega, portuguesa e de outros países da periferia da União Europeia. Um documentário imperdível, que explica o fracasso das políticas neoliberais e de como isso arrastou milhões de pessoas para uma situação de pobreza.



15 - The Putin Interviews - Oliver Stone

                                                                         ver trailer
Este é o último da lista, e talvez o mais polémico. Acompanha partes da vida publica e mais intima de Vladimir Putin, é um documentário que permite perceber as questões globais do ponto de vista do presidente da Russia, mas também, por exemplo, ver o presidente a jogar uma partida de hoquei no gelo. Uma forma diferente de ver o mundo que aqui é explorada por uma das pessoas mais influentes do mundo.

Espero que tenham gostado desta lista de documentários que fiz. Agora deixem sugestões e continuem a acompanhar as novidades do blog.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.