Avançar para o conteúdo principal

15 Documentários imperdíveis (parte 2 de 3)


Hoje deixo convosco a segunda parte dos documentários que não podem deixar de serem vistos, durante o que falta do fim-de-semana sairá a terceira e última parte desta minha colectânea. Espero que gostem e boas visualizações.

Desta segunda parte da lista constam documentários mais específicos, direccionados para uma só temática. Documentários que não deixam de ser perturbadores e que nos chocam pela sua realidade.



6 - Pára-me de repente o pensamento - Jorge Pelicano

                                                                       ver trailer
Este é um belíssimo documentário português, acompanha a vida dos pacientes de um hospital psiquiátrico, os seus problemas e inquietações. Leva-nos a um lugar profundo da nossa lucidez, quase tão profundo que nos acabamos por identificar no quotidiano daqueles doentes psiquiátricos.



7 - Sicko - Michael Moore

                                                                         ver trailer
A América é um país de grandes riquezas em que, infelizmente, nem todos usufruem de tais privilégios. Um desses privilégios é a Saúde, este documentário acompanha o sistema de saúde americano e as sua falhas, onde quase um terço da população não tem acesso a este direito universal. Neste documentário é possível ver as assimetrias de um país tão desigual quanto é os Estados Unidos.



8 - Cowspiracy - Kip Andersen e Keegan Kuhn

                                                                         ver trailer
Este é talvez o documentário mais polémico de todos. Depois de ser visto, ninguém lhe consegue ficar indiferente. Aborda a problemática do consumo excessivo de carne e as consequências no tratamento por que passam os animais. Inquietante, recomenda-se moderação.



9 - The Story of Wikeleaks - Alex Gibney
Documentário que segue o processo que agitou o mundo, o chamado wikileaks e a vida do seu fundador, Julian Assange. Nem sempre a verdade é bem aceite e este é um exemplo, de como o mundo pode ser pior do que estávamos à espera, quando se diz o que não querem que se ouça.


10 - A Educação Proibida - German Doin

                                                                   Ver documentário
Para finalizar esta segunda parte, deixo-vos um documentário espanhol sobre a Educação: Estrou em 2012 e cedo se transformou num sucesso, aborda a forma como educamos as nossas crianças, se o actual método é justificável e se vale a pena continuar assim. Explora casos concretos e outras formas de abordar o assunto.

Espero que tenham gostado, boa continuação de um óptimo fim-de-semana.

Ver a parte 1
Ver a parte 3



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.